Antonio Carlos Pedroso de Siqueira

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COMO CONTRATAR UM CONSULTOR

Por Antonio Carlos Pedroso de Siqueira

    Há alguns anos o Presidente de um Cliente gostava de contar sua definição para Consultor. Ele dizia: “Consultor é aquela pessoa que você pergunta ‘que horas são?’. Então ele pede seu relógio emprestado, lhe diz a hora e leva seu relógio embora.” Trabalhei com ele durante muitos anos. Dizia que eu tinha uma característica (soube muito anos depois) de sempre que ele me consultava sobre algum problema ou idéia que estava tendo, eu lhe perguntava: “Por quê?”. Meu contrato só terminou quando ele – sofrendo um fulminante ataque de coração – faleceu e decidi não continuar com a nova gestão.

Atualmente, a gestão das empresas requer uma diversidade de conhecimento muito acima das competências existentes no corpo diretivo das empresas. Para suprir essa deficiência há, no mercado, uma variedade de consultores, independentes ou pertencentes ao quadro de grandes empresas de auditoria e consultoria.

A escolha de um Consultor, especialmente numa variedade de oferta, causa insegurança. Os parâmetros adotados, normalmente, levam em conta aspectos financeiros. Contrata-se aquele que fizer a melhor oferta (preço mais baixo) e ainda aceitar uma “choradinha”.

Imagine que você tenha de fazer um tratamento cirúrgico, incluindo médico, anestesista, outros especialistas, além de instalações clínicas onde serão realizados os procedimentos médicos. Quais serão seus critérios de escolha?

O médico, anestesista e outros especialistas serão escolhidos pelos menores preços oferecidos. E o que apresentar o menor ainda terá de fazer um descontinho? E a clínica? Quais serão os critérios? Também menor preço? Quem sabe a forma pelas quais os menores preços podem ser ofertados... Você tem noção dos preços de mercado? Consegue avaliar os serviços que estarão sendo realizados e o preço justo (razoável) de cada um deles?

Normalmente, em casos de saúde, adotamos um procedimento alternativo, que nos conduz a análise pessoal de cada profissional e das instalações da clínica. Buscamos adquirir confiança a determinados profissionais e somente após faz-se a avaliação “financeira” dos serviços que iremos adquirir. Na realidade, ao fazermos avaliações subjetivas ampliamos as possibilidades de termos o melhor atendimento, que é o que se busca. Valor é isso! É a soma de vários componentes, dentre os quais se encontra o preço. Ele deixa de ser determinante e passa a ser mais uma variável a ser considerada.

Quando se busca um consultor para alguma questão especial, em nossa empresa, ou em algum novo negócio, ou uma opinião qualificada para algo importante, que requer conhecimentos e/ou competência específica, devemos seguir o mesmo procedimento. Afinal, se houver falha na contratação, a “saúde” de nossa empresa e/ou negócio pode deteriorar ou “continuar sem a recuperação esperada”.

Na hora de contratar um consultor, saiba, portanto, a diferença entre preço e valor.

E... tenha sucesso continuado!

 

 

 

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