As variações no universo das motocicletas custom:

Autor: Sandro Andriow

(permitida a reprodução desde que citada a fonte)

As motocicletas evoluiram muito nos últimos 100 anos, acompanhando as evoluções da própria sociedade, e durante esse processo, surgiram várias tendências ou estilos. Por necessidade ou prazer, os proprietários de motocicletas modificavam suas máquinas adaptando-as a determinados tipos de uso (esportes em pistas asfaltadas ou de terra ou de terra, viagens solo ou com garupa, curtas ou longas, etc).

Dessas adaptações foram se firmando alguns estilos, muitos dos quais incorporados pelos próprios fabricantes, que que buscaram com isso oferecer produtos já adaptados às necessidades dos usuários. Atualmente, muitos fabricantes, partindo de uma mesma base oferecem ao público diversas opções de estilo, mas ainda é muito comum a modificação de motos de um estilo para outro por iniciativa de seus proprietários.

A seguir, uma breve descrição de alguns estilos, limitada basicamente a aspectos de construção e motoziração:

Clássicas: assim são chamadas as motocicletas que seguem um padrão básico e multifuncional, herdado as primeiras motocicletas.

Bobbers: são motocicletas clássicas das quais foram retirados diversos componentes, reduzindo-se ao essencial, visando redução de peso. A sua principal característica é a tendência minimalística, marcada pela frequentemente pela ausência do paralama dianteiro ou quando existente, de tamanho muito reduzido, padrão esse que se repete no paralama traseiro. O banco do piloto é normalmente um selim e o banco do garupa, quando existe, resume-se a uma diminuta almofada. O ângulo de cáster (inclinação do garfo dianteiro) é grande e a suspensão dianteira é de tamanho convencional, sendo que a suspensão traseira por vezes inexiste, seguindo o conceito "hard tail (rabo duro). Por vezes a suspensão traseira apenas imita um quadro tipo hard tail, com um ou dois amortecedores telescópicos escondidos sob a moto. As pedaleiras do piloto e respectivos comandos tanto podem estar posicionados convencionalmente quanto avançadas à frente.

Choppers: derivadas das bobbers e atualmente mais comuns que elas, as choppers se caracterizam pela grande abertuta do ângulo de cáster e por apresentarem as bengalas (suspensões dianteiras) superdimensionadas. O assento do piloto normalmente segue a linha da parte superior do quadro, sendo de reduzidas proporções. Quando existente, o assento da garupa apresenta proporções maiores das encontradas nos das bobbers. Não é raro apresentarem um Santo Antônio (sissy-bar) de grandes proporções, cuja finalidade, além de servir como suporte para o paralama traseiro, é servir como encosto para a garupa, sendo por vezes estofado. As pedaleiras do piloto e respectivos comandos são geralmente muito avançadas, fazendo com que as pernas do piloto fiquem bastante esticadas. Outra característica marcante das choppers é o tanque de combustível de diminutas proporções, instalado sobre a parte superior do quadro (estilo Old School) ou, encobrindo o quadro nos modelos mais recentes. Exitem três modos distintos de se obter uma moto chopper: o primeiro, tradicional, é sua produção a partir de uma outra motocicleta, o segundo é através da aquisição de uma chopper pronta, de fábrica e o último e mais recente modo, é a construção a partir de quadros, tanques de combustível, rodas, motores e outros componentes fornecidos por fabricantes autônomos.

Cafe Races: também derivadas das motos clássicas, as Cafe Races podem ser consideradas as antecessoras remotas das atuais motos esportivas. Assim como as bobbers, caracterízam-se pela retirada de peças para alívio do peso, visando a melhoria no desempenho. O acento é monoposto, caracterizado por uma rabeta curta, terminada em cunha, estofada, de fibra de vidro, plástica ou metálica. As pedaleiras de comando são bastante recuadas e o guidão é baixo, forçando uma posição de pilotagem bem inclinada à frente, obrigando o piloto a praticamente se deitar sobre o tanque de combustível. Mas, a principal característica dessas motos é o motor cuidadosamente preparado para obtenção de maior potência. Os motores preferidos pelos preparadores eram os da Norton e os da Vincent, e isso gerou uma curiosa proliferação de motos híbridas, que utilizavam motores de uma marca e quadro de outra, como as Triton (Triumph + Norton), Norvin (Norton + Vincent), Norbsa (Norton + BSA), Tribsa (Triumph + BSA) dentre outras. As Cafe Race eram muito utilizadas em provas (ilegais) de rua, mas era também muito comum sua participação em provas oficiais, como a Prova da Ilha de Man.

Scramblers: Assim como as Cafe Race foram as antecessoras das motos esportivas, as Scramblers podem ser consideradas as antecessoras das motos off-road. Construídas a partir de motos clássicas, as Scrambler apresentam suspensões mais altas, escapamentos elevados, pneus com gomos mais pronunciados e, eventualmente, aros de maior diâmetro.

Custom: As motos modernas custom, também chamadas de motos cruiser, são uma alusão direta às motos clássicas das décadas de 30, 40 e 50. O estilo foi firmado pelas Harley-Davidson a partir da década de 80 e copiado pela grande maioria dos fabricantes, especialmente os japoneses. As principais características são a grande distância entre-eixos, assento baixo, pedaleiras do piloto avançadas, guidão largo, ângulo de cáster aberto e formas clássicas e arredondadas. A grande maioria utiliza motores com dois cilíndros em V (V2), cuja principal carcterística é privelegiar o torque em baixas rotações, mas são comuns configurações de motor de um cilíndro, dois ou três cilindros em linha, quatro cilindros em V e dois, quadro ou seis cilindros contrapostos (boxer). As motos custom fabricadas de 1985 em diante têm servido de base para a criação de novas bobbers, chopers, cafe races, tourings, scrambles e musclebikes, tanto por parte de seus proprietários quanto por parte de seus fabricantes.

Touring: As motos touring (de turismo) são motos clássicas ou custom equipadas com ítens de conforto para longas viagens, tanto para o piloto quanto para a garupa. Sua conformação básica é muito similar às da smotos custom e, adicionalmente costumam apresentar motorização mais potente, tanque de combustível com maior capacidade, assentos maiores e mais anatômicos, bolsas ou valises para bagagem, plataformas para os pés e parabrisas. As mais sofisticadas apresentam alguns "luxos" como marcha à ré, controle automático de velocidade, rádio-comunicador, aquecimento e rádio-toca CD à bordo, dentre outros. não devem ser confundidas com as Sport Touring, pois muito embora tenham em comum muitos ítens de conforto, as Touring não têm o apelo do desempenho esportivo, característico das Sport Touring.

Muscle Bike: também derivadas diretamente das Custom/Cruisers, das quais preservam muitas características, as Muscle Bikes têm como principal característica alguns traços mais agressivos em suas linhas e, principalmente, a motorização, com torque e potência extremamente elevados, fornecidos por motores de elevada capacidade cúbica e/ou de tecnologia avançada.


 É muito difícil estabelecer uma classificação rígida, e nem essa é a pretenção dessa página, pois muitas vezes são pequenos os nuances que diferenciam um estilo do outro e existam também motos que têm presentes características de dois ou mais estilos.

Na tabela abaixo, são apresentadas fotografias de modelos representativos de cada estilo disponíveis na Internet, de diversas procedências, tanto originais de fábrica quanto modificadas pelos proprietários.

Fabricante/Estilo Clássica Bobber Chopper Cafe Race Scrambler Custom Touring Muscle Bike
BSA            
BMW  
Harley-Davidson                
Honda                
Indian            
Norton              
Moto Guzzi                
Suzuki                
Vincent        
Triumph                
Yamaha